O Instituto Ser Humano (ISH) é uma organização
não-governamental sem fins lucrativos,
que tem como missão estimular
a criação de espaços externos e internos
 onde o Ser Humano possa expressar
seu pleno potencial em harmonia com o todo.



SUA CRIAÇÃO


             O Instituto foi criado em 1999 como fruto do trabalho de 10 anos de um grupo de pessoas das mais diversas formações que se mantiveram juntas pelo ideal de criar uma forma melhor de viver. 

             O ISH baseia a sua atuação na idéia de que a sociedade é a conseqüência dos atos e crenças dos indivíduos que a compõem. Portanto, para que um mundo melhor seja construído são necessários melhores seres humanos, pessoas que saibam da sua responsabilidade na criação do mundo em que vivem e que tenham a consciência de valores como respeito mútuo, ética, amor pelo semelhante e pela vida no planeta.

SUA FILOSOFIA

            Tudo começou quando algumas pessoas sentiram que tinha que existir uma nova forma de se viver e iniciaram uma busca tentando encontrá-la.
            Esta busca, da qual participamos, passou pelo aprendizado de técnicas de observação de si mesmo, do outro e da sociedade e identificou os principais valores e pressupostos da sociedade atual:

o individualismo, que compreende o indivíduo como separado e isolado da realidade que o cerca;

a competição como regra básica de relacionamento;

o ter como afirmação do ser;

a exploração inconsciente de uma natureza considerada passiva;

o medo e a culpa como formas de controle social.

         

         Nós sabemos que a consciência humana pode evoluir de um estado automático e mais primitivo para um estado mais pleno e autônomo.
            
         • o estágio mais primário, que costumamos chamar carinhosamente de “máquina biológica”, é mecânico,automático e mais instintivo,

         • o estágio de maior plenitude é chamado  por muitos de consciência cósmica.

         Entre estas duas fronteiras da evolução da consciência humana se encontra o Ser Humano, aquele que buscando sua liberdade de consciência aprendeu a construir modelos e representações mentais e é capaz de aplicá-los com a intenção de construir objetivos superiores para si e para todos. Constatamos que este Ser Humano anseia por se expressar mas encontra pouca ressonância na sociedade descrita acima.



            O grande desafio neste ponto foi criar um espaço onde uma nova forma de ser e viver pudesse ser testada mas sem cair, mais uma vez, no modelo de regras rígidas e hierarquias a serem obedecidas. Deveria ser um local onde imperasse a liberdade, a doçura e o respeito por cada individualidade.

             Porisso criamos o Instituto Ser Humano (ISH), para estimular a
                expressão de seres humanos livres e conscientes.

A contribuição que acreditamos poder dar está na criação de “ilhas de futuro”, espaços onde possamos colocar em prática valores tais como:

a unidade - perceber que estamos todos interligados e vivenciar isso

o humanismo, entendido como a capacidade de buscar o melhor dentro de si mesmo e dos outros;

a cooperação como apoio básico dos relacionamentos;

a simplicidade voluntária e a liderança conquistada pelas atitudes como formas de convivência;

o amor, a honestidade, a responsabilidade e a ética como valores básicos.

Desde o início das suas atividades o ISH encoraja escolhas que coloquem o Ser Humano em ação, buscando torná-lo livre e capaz de assumir a responsabilidade pelo próprio destino, sem que isso lhe custe a inocência. Neste processo as pessoas adquirem a confiança de que é possível se criar uma nova forma de ser e, com a incorporação desta experiência em suas vidas, levam as repercussões disto para seus demais espaços de convivência.

    Topo

 

SEU TRABALHO

          
      O ISH baseia sua maneira de introduzir as pessoas na possibilidade de viver uma vida mais livre, criativa e feliz nos seguintes pilares:

          • a atenção sobre si mesmo e desenvolvimento da paz interior;

          • a observação dos próprios padrões e mecanismos de pensar,
            agir e sentir;


          • a busca da conexão com o "eu maior" de cada um, para que a paz interior possa ser vivida no dia a dia;

          • a reconexão com a Terra;


          • o estudo e a prática de Um Curso em Milagres.

      Em nossa sede em São Paulo começamos formando grupos de pessoas de todas as idades, que se reunem semanalmente e se dedicam à prática de exercícios de auto-observação. O objetivo é treinar a atenção dos participantes, que normalmente é dispersiva, à fim de torná-la mais capaz de concentrar-se e, portanto, desfrutar do momento presente.

      Este é o primeiro passo fundamental no caminho fascinante que cada um começa a vislumbrar diante de si quando "entra para o Trabalho" como dizemos. Neste ponto estamos praticando a "Presença", que faz com que velhas e aborrecidas rotinas do cotidiano se transformem em experiências frescas e cheias de novidades e vigor, trazendo rapidamente à tona, com uma clareza surpreendente, as questões mais importantes de nossa vida. Busca-se desenvolver um observador que possa fazer novas escolhas. Boa parte desses exercícios é baseada nos ensinamentos de Gurdjieff enquanto que outra parte foi desenvolvida pelos estudantes mais antigos do grupo.

      Descobrimos que a experiência de viver o momento presente pode ser grandemente aprofundada pelo simples contato com a Terra. Não são necessários grandes aparatos. Pelo contrário, tudo se baseia na simplicidade que se aprende da própria Mãe Terra - que nos acostumamos a chamar de Pachamama. Assim, programamos diversas atividades em nosso sítio Itaporã, em Pedra Bela. As mais frequentes são: Temaskal ou Tenda do Suor, Moonlodge ou Tenda da Lua, Vision Quest ou a Busca de Visão; Velação do Fogo, Roda de Tambor e outras.
      Muitos insights costumam acontecer durante essas práticas e passos importantes são dados para o desenvolvimento pessoal de cada um.
      Para nós o importante é levar cada participante a ter a sua própria experiência direta, a ir buscar na Fonte, que ele descobre dentro de si mesmo, a inspiração para responder as suas questões pessoais e assim conseguir transformações reais e duradouras.

      Em 2008 agregamos ao Trabalho do Instituto a prática de ferramentas ligadas à conexão com a Verdade de cada um. Estas ferramentas trouxeram um nível de verdade mais profundo para os seus praticantes e para o ISH como um todo.

      O ISH quer apenas ajudar a abrir novas portas, gerar novas idéias e novas formas de ver o mundo em todos que estiverem sinceramente interessados em viver suas vidas de uma forma diferente da comum. Não porque tenhamos algum segredo especial para revelar a alguns poucos escolhidos mas porque acreditamos que todos são especiais e que o sentimento de liberdade, paz e felicidade podem ser a regra em nossas vidas.

       Topo